sábado, 12 de setembro de 2009

SANEAMENTO - JOÃO CÂMARA/RN

OPERAÇÃO BÉLICA DE RISCO
Fotos: Evanuel Ataliba


Ainda sem conclusão as obras do saneamento básico na Rua Pedro Torquato ao lado da feira do peixe, que por dificuldades naturais em terreno rochoso que tem dificultado o andamento dos trabalhos, onde máquinas pesadas já iniciaram o trabalho que agora tem continuidade com explosivos para retirada de rochas. A firma terceirizada FEITOSA ENGENHARIA foi contratada para operar com material bélico (explosivos) prestando serviços a CCC Engenharia, firma responsável pelo saneamento.
Acompanhamos e registramos cada passo da operação que requer uma série de medidas de segurança para não ocorrerem imprevistos que possam atingir pessoas, veículos e domicílios próximos. Vejamos cada passo.

Isolamento da área e retirada de veículos estacionados no alcance de possíveis estilhaços.

Começa o trabalho do técnico da Feitosa Engenharia para fixar as bananas de dinamite na pedra e interligá-las com fio para acionamento simultâneo e colocação do estopim. A área trabalhada foi de 4 metros de rocha explodida para então poder seguir os trabalhos e posterior colocação dos tubos da rede.
















Acima dos explosivos são colocados vários pneus que irão segurar o impacto da explosão, funcionando como um colchão de molas.














Próxima etapa é garantir que o impacto não arremessará os pneus em todas as direções. Para são colocados sacos de arreia fazendo uma camada pesada para conter a energia liberada pela explosão.














O Técnico faz uma revista para verificar se está tudo dentro do planejado e oferecer a segurança devida da operação em plena via pública.














Aceso o estopim, é hora do Show. 2 intermináveis minutos de espera e o susto: Uma grande explosão, associada a uma forte onde de impacto me alcança a 40 metros distante. Imenso susto, ainda que esperado, me tirou o foco da cena. Buuuuuuu uuuuuu uumm mmm mmmmmm m.













A magnitude da explosão é tamanha que ignorando o peso colocado com sacos de arreia ainda assim, arrebenta toda a estrutura montada e é material para todo lado, dentro do planeja pelos técnicos que foram bem sucedidos na operação e assegurou a integridade física da população. Parabéns!















Edição: Evanuel Ataliba 12 Set 2009 10h501min

Nenhum comentário:

Pesquisar neste blog