sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

DESINFECÇÃO

Limpeza da Caixa D’água garante qualidade e Saúde 


A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) alerta para a necessidade de limpeza periódica da caixa de água. De acordo com Roberta Medeiros, assistente social da Gerência de Qualidade do Produto e Meio Ambiente (GQM) da empresa, os cuidados com a caixa são imprescindíveis para garantir a potabilidade da água que chega às torneiras do consumidor. Segundo ela, a caixa d'água deve ser lavada a cada seis meses e precisa ser mantida bem tampada, para que nenhum animal ou sujeira entre e comprometa a saúde do consumidor.



Roberta Medeiros ressalta que, no Brasil, as doenças provocadas pela água contaminada lideram as causas de mortalidade e respondem por dois terços das internações do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo adultos, conforme informações do Inventário do Ministério da Saúde. As principais doenças são diarréia, tripanossomíase, tracoma, esquistossomose, leptospirose, micoses, malária, caxumba, febre tifóide, dengue, cólera, e outras doenças parasitárias, hepatite, outras verminoses. “A Caern trabalha para manter a água de qualidade, com tratamento adequado para que ela chegue à residência das pessoas, própria para consumo. Entretanto, muitas pessoas não têm o devido cuidado com a limpeza da caixa de água, o que compromete a potabilidade”, afirma.


COMO FAZER A LIMPEZA




Para realizar a limpeza da caixa d'água, deve-se fechar o registro de entrada da casa para que não entre água durante a limpeza e em seguida esvaziar a caixa, escovar bem as paredes e o fundo com uma escova de nylon. Após esse processo, é preciso lavar bem a caixa com um jato forte de água tratada. Em seguida, espalhar com brocha ou pano uma solução composta de litro de água sanitária e 5 litros de água tratada, no fundo e nas paredes da caixa. É preciso esperar meia hora para que a solução de água sanitária faça a perfeita desinfecção da caixa d’água. Depois, lavar de novo a caixa com um jato forte de água. Antes de enchê-la novamente, é importante deixar toda a água escorrer até a caixa ficar vazia.



Assessoria de Comunicação Social – ACS

Publicação: Evanuel Ataliba 4 Dez 2009 21h49m

Nenhum comentário:

Pesquisar neste blog