quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

GRIPE A

Saúde orienta população sobre cuidados no Carnatal


A Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) e a Secretaria Municipal de Saúde divulgaram recomendações à população em virtude do Carnatal, por causa do aumento no número de casos graves da Influenza A. Uma nota à população, contendo as recomendações, foi elaborada contando ainda com o apoio da Sociedade Riograndense do Norte de Infectologia, do Ministério Público Estadual, do Conselho Estadual de Saúde e da empresa promotora do evento, a Destaque Promoções. As recomendações foram divulgadas em entrevista coletiva no final da tarde dessa segunda-feira (30), na sede da Sesap.

Na nota é apresentado o quadro da gripe A no Estado, expondo todos os riscos aos chamados grupos de risco, recomendando que as pessoas neles inseridas não compareçam à festa, levando-se em conta a aglomeração com uma estimativa de 250 mil pessoas por dia. Outra recomendação é de que as pessoas que apresentem sintomas também devam se privar de ir ao evento, evitando assim a propagação maior do vírus.

Na coletiva foi destacado ainda que as pessoas que apresentem os sintomas da doença procurem serviço médico nas unidades públicas de saúde ou hospitais particulares que tenham atendimento de urgência.

ORIENTAÇÕES GERAIS - A transmissão da gripe (influenza) pode ser prevenida por meio de medidas simples. Uma delas consiste na higiene das mãos com água e sabão, por parte do doente, depois de tossir ou espirrar, após usar o banheiro, antes de comer e de tocar os olhos, boca e nariz. Além disso, o infectado deve evitar tocar os olhos, nariz ou boca após o contato com superfícies. Outro cuidado importante é proteger a boca e o nariz com lenços descartáveis, ao tossir ou espirrar.

Outra medida que deve ser tomada pelo doente é evitar sair de casa durante o período de transmissão da gripe, ou seja, até cinco dias após o início dos sintomas. É importante, ainda, buscar manter-se em ambientes ventilados, procurando não circular em aglomerações e locais fechados. Por fim, uma atitude recomendada para se evitar a contaminação por influenza é praticar hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividades físicas.

NÚMEROS DO RN DESDE MAIO

74 casos confirmados
144 descartados
175 suspeitos esperando laudo do Instituto Evandro Chagas (IEC)
10 óbitos confirmados
4 óbitos descartados
6 obitos aguardando laudo do IEC


Fonte: Assesom/RN

Publicação: Evanuel Ataliba 1º Dez 2009 23h20m

Nenhum comentário:

Pesquisar neste blog