quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

TECNOLOGIA

Revisão Eleitoral Biométrica começa
em seis cidades do interior

O município de Alexandria, na região Oeste do estado foi um dos primeiros a começar a fazer a revisão eleitoral biométrica. A partir da revisão os eleitores serão identificados por foto e impressões digitais, outros 6 municípios também começaram a fazer a revisão.

Distante cerca de 360 quilômetros da capital, Alexandria integra a parcela de 3% do eleitorado do Rio Grande do Norte que participa deste cadastramento ao lado de Macau (19.679 eleitores), Pilões (3.192), João Dias (2.326), Guamaré (9.940) e Caraúbas (15.303). A previsão é de conclusão deste cadastramento em 9 de janeiro. Quem não comparecer à revisão terá o título cancelado. Outra cidade que deverá entrar nesta atividade nos próximos dias é Pedro Avelino, com 5.387 eleitores. Nesta última cidade, o cadastramento será feito entre 14 de dezembro e 23 de janeiro.

A ação não envolve apenas a produção de fotografias ou registro de impressões digitais. O primeiro passo é a triagem, na qual os técnicos consultam no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se o título do eleitor é passível de revisão ou não. Neste momento, é verificado se os dados pessoais estão corretos, como estado civil e domicílio, por exemplo. Depois vem o preenchimento do Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAI). A terceira fase é da coleta das digitais e a foto. O último estágio é a entrega, por parte do eleitor, do título antigo para que ele possa receber o novo documento.

O município tem 9.986 eleitores e o trabalho da Justiça Eleitoral em atender os aptos a votar está sendo realizado na Câmara de Vereadores, centro da cidade. O primeiro título cadastrado foi o do fotógrafo José Alves de Oliveira, morador do bairro Alto da Boa Vista, em Alexandria.

No município, a Revisão é realizada de segunda a sexta, das 8h às 17h e aos sábados, das 8h às 14h. O eleitor deve comparecer ao posto de atendimento munido de documento de identidade, título eleitoral e comprovante de residência, de qualquer mês entre janeiro e setembro de 2009.

Fonte: dn online

Publicação: Evanuel Ataliba 2 Dez 2009 00h22

Nenhum comentário:

Pesquisar neste blog