quarta-feira, 14 de outubro de 2009

ATENÇÃO BÁSICA

RN ganha três Núcleos de Apoio à Saúde da Família

O Rio Grande do Norte contará com mais três Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasfs). Os novos núcleos foram credenciados nesta quarta-feira (14), pelo Ministério da Saúde (MS), que repassará R$ 60 mil para o Estado criar as unidades nos municípios de Extremoz, Jucurutu e Macau.

Os Nasfs atenderão a população em saúde básica, oferecendo atendimento em especialidades como assistência social, nutrição, psicologia, pediatria, ginecologia, fisioterapia e fonoaudiologia. Há ainda serviços de educação física, fitoterapia e acupuntura. Os núcleos têm, no mínimo, cinco profissionais, que trabalham em parceria com as equipes de saúde da família em cada região.

NASF - Criados em janeiro de 2008, os Nasfs compartilham as práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade das equipes de saúde da família. Eles têm a responsabilidade de atuar e reforçar nove diretrizes na atenção à saúde: a interdisciplinaridade, a intersetorialidade, a educação popular, o território, a integralidade, o controle social, a educação permanente em saúde, a promoção da saúde e a humanização.
Fonte: Assecom/RN
Publicação: Evanuel Ataliba 14 Out 2009 23h54min

Nenhum comentário:

Pesquisar neste blog