quarta-feira, 21 de outubro de 2009

PRESTANDO SERVIÇO - blog cidadão

População pode evitar em 70% obstruções de esgotos
Foto: Evanuel Ataliba
Em breve teremos os benefícios do nosso Saneamento Básico em nossa cidade, como também problemas que teremos se não soubermos lidar com o sistema e não termos uma Postura Cidadã. Nosso blog de olho no futuro,buscou informações técnicas junto a Assessoria de Comunicação da qual em nota nos presta relevantes informações.


Nota:

A conscientização da população a respeito da importância da rede de esgotos é uma meta que a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) persegue como objetivo estratégico. Isso porque, em nome do bem comum, a preservação das redes traz benefícios para todos. Dados técnicos apontam que 70% das obstruções seriam evitadas se a população evitasse, por exemplo, a introdução de lixo nas tubulações.
A Caern possui dois tipos de esgoto: o convencional e o condominial. O primeiro tem a tubulação passando na rua, em frente às residências. Neste caso, a maioria das vezes, o que pode ocorrer é o usuário jogar a água de chuva na rede da Caern, o que acarreta sérios prejuízos, principalmente na época de chuva. O transtorno é principalmente para a população, pois o esgoto extravasa e pode retornar para as casas.
De acordo com a assistente social da Gerência da Qualidade do Produto e Meio Ambiente (GQM), Roberta Falcão, no esgoto condominial, o trabalho é mais intenso, porque a rede passa no quintal das residências. Muitas vezes, a população joga lixo na caixa de esgoto acarretando prejuízos com freqüente obstrução da tubulação.
O trabalho de conscientização ambiental tem como objetivo principal fazer com que a população compreenda e ajude a Caern a desenvolver seu trabalho. Com a ajuda dos usuários, a empresa poderia reduzir em 70% os registros de entupimento de tubulação de esgoto, que varia de 100 a 600 milímetros, portanto, vulnerável a obstrução por lixo. Dados demonstram que somente 30% das obstruções são de natureza técnica como rompimento de tubos e vazamentos, e ainda assim, também têm o componente da má utilização do sistema.

Orientações:
- Evite jogar garrafas plásticas, absorventes, restos de comida, pacotes, nas caixas de passagem de esgoto do imóvel e diretamente nos poços de visita existentes nas ruas (abertura coberta com tampa de ferro).
- A não manutenção da caixa de gordura das residências provoca o aparecimento de material petrificado na rede coletora.
- Os usuários, principalmente comerciais, como hotéis, restaurantes, entre outros, devem evitar jogar o óleo utilizado na pia. Este tipo de resíduo petrifica também trazendo prejuízos para a rede.

- Interligar a rede de água de chuva para a tubulação da Caern também prejudica o sistema. Na época da chuva, a grande quantidade de água, retorna e provoca alagamentos.


Assessoria de Comunicação Social – ACS
Publicação: Evanuel Ataliba 21 Out 2009 8h11min

Nenhum comentário:

Pesquisar neste blog