quinta-feira, 15 de outubro de 2009

NOTÍCIAS DA NOVA ADUTORA - JOÃO CÂMARA/RN

Foto: Evanuel Ataliba

A Compamphia de àgua e Esgotos do RN - CAERN, em atendimento a solicitação de nosso blog via e-mail, presta excçlarecimento a comunidade sobre a Nova Adutora e sobre o nosso Saneamento Básico.
CAERN - SANEAMENTO
Nova adutora de João Câmara vai beneficiar mais de 47 mil pessoas em quatro municípios.

A nova adutora de João Câmara está prevista para ser concluída em dezembro. O Governo do Estado, por meio da Caern, está investindo R$ 5,9 milhões nesta obra que irá beneficiar a população servida pelo sistema adutor de João Câmara, Pureza, Poço Branco, Bento Fernandes, Taipu e outras comunidades. Serão beneficiadas 47.500 pessoas. Atualmente, os serviços estão em rítmo lento, haja vista problemas na localidade de Ingá, onde existe um riacho e foram detectadas áreas de rocha, tornando o trabalho de implantação da tubulação mais demorado.

A adutora terá 23,7 quilômetros de extensão, sendo 10,8 quilômetros em ferro fundido e 12,9 quilômetros em PVC. Ela substituirá a antiga adutora que foi construída na década de 80. O assentamento da tubulação em PVC foi concluído e a tubulação em ferro fundido está com um percentual instalado de 10%. A nova adutora faz a captação da água de Pureza, e por bombeamento é levada até o Entroncamento na BR 406, e daí, a água é distribuída para João Câmara, Taipu, Poço Branco e Bento Fernandes.
A cidade de João Câmara também está sendo beneficiada com obras de esgotamento sanitário, beneficiando 19 mil pessoas, com previsão de ser concluída em novembro. Estão sendo investidos R$ 8,7 milhões nesta obra que deixará a cidade 75% saneada. Serão feitas 4.025 ligações prediais, que estão 50% prontas.
A rede coletora com 23,6 quilômetros e os emissários com 1,1 quilômetros estão praticamente concluídos. Falta iniciar apenas a Estação Elevatória de Esgotos (EE) próximo ao Parque de Vaquejada. A EE é responsável pelo bombeamento dos dejetos até a Estação de Tratamento de Esgotos, erguida na Fazenda Dois Irmãos, que está 80% concluída, juntamente com três lagoas de estabilização. A ETE de João Câmara é semelhante a ETE de Ponta Negra, que segue o sistema de lagoas de estabilização. As lagoas são sistemas simples de esgotos tratados biologicamente por processos naturais que envolvem algas, bactérias e protozoários. Elas são eficientes quanto à remoção da matéria orgânica e possuem facilidade para operação e manutenção.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social – ACS
Fones: 3232-4161 / 3232-4236 / 8839-8919
Site: www.caern.rn.gov.br
E-mail:
comunicacao@caern.com.br

Publicação: Evanuel Ataliba.rg3.net 15 Out 2009 23h52min

Nenhum comentário:

Pesquisar neste blog