sexta-feira, 4 de setembro de 2009

AUTORIDADES DE SAÚDE PÚBLICA REUNE PROFISSIONAIS DE 22 MUNICÍPIOS PARA SEMINÁRIO DA INFLUENZA A (H1N1) Gripe Suína

INFLUENZA A (H1 N1) FOI TEMA DA III URSAP
Foto: Evanuel Ataliba

A III Unidade Regional de Saúde Pública – URSAP realizou ontem, dia 03 de agosto, na Câmara Municipal, Seminário sobre a Influenza A (H1n1) - Gripe Suína, com profissionais da área de saúde pública dos 22 municípios pertencentes a sua jurisdição. Durante toda a manhã médicos, enfermeiros, agentes e técnicos da área ouviram palestras do Dr. Luiz Alberto Marinho (Natal/RN) renomado Infectologista e da Drª Estela, sub-coordenadora da Vigilância Epidemiológica da SUVIGE (Natal/RN) e Coordenadora da Influenza no RN, que falaram da situação atual da epidemia no Brasil, no Estado, das responsabilidades e atribuições dos profissionais em saúde e da postura adotada pelo Ministério da Saúde. Em seu Pronunciamento, o Dr. Luiz Alberto, fez afirmações muito fortes ao Ministro da Saúde José Gomes Temporão, que segundo ele, o Ministro em pronunciamento em cadeia de rádio e Tv de todo o Pais, apresentou falsas expectativas a população, fazendo acreditar a todos que a situação era de tranqüilidade, quando na verdade inspirava cuidados e ações urgentes para não se chegar onde estamos agora. Vejamos trechos do pronunciamento do Ministro que nosso blog descobriu:

Pronunciamento do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, em cadeia de rádio e TV - (domingo - 05/07/2009)
Boa noite,


Estou aqui para falar com vocês sobre a Influenza A (H1N1), a nova gripe.
Hoje, faz 72 dias que a Organização Mundial da Saúde, a OMS, anunciou os primeiros casos dessa doença no mundo. Em pouco mais de dois meses, conforme esperado, os casos se ampliaram por vários países e também cresceram, nas últimas semanas, no Brasil. Já são mais de 100 países com casos confirmados da nova gripe, o que levou a OMS a declarar “alerta mundial”. Isso significa que a transmissão da nova gripe se espalhou pelo mundo e que os países devem tomar alguns cuidados, garantindo a segurança da população e seguindo recomendações da OMS, o que o Brasil tem feito com rigor desde o início.No Brasil, por enquanto, não há evidência de circulação do vírus.
Os casos registrados no país são de pessoas que viajaram ao exterior ou que tiveram um contato próximo com elas. Mas o cenário pode mudar, como já mudou em outros países, e estamos preparados para isso também.

No Brasil, tivemos cerca de 800 casos confirmados. Desse total, é importante chamar a atenção, quase todos já foram tratados, receberam alta e voltaram à vida normal ou estão em processo de recuperação. É provável que o número de infectados continue a crescer nas próximas semanas no Brasil. Mas, repito: a situação está dentro do previsto. Estamos em alerta, mas preparados, e queremos deixar todos vocês seguros e bem informados.

Quero ressaltar que o governo federal, em conjunto com estados e municípios, está lançando mão de todos os esforços para conter a doença e, principalmente, evitar mortes. Estamos, 24 horas por dia, 7 dias por semana, com centros de vigilância e profissionais de saúde atuando para proteger os brasileiros. Temos estoque de medicamentos para tratar 9 milhões de pessoas. Os médicos estão instruídos a indicar o remédio a quem realmente precisa, seguindo critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Dessa forma, evitamos que o vírus crie resistência. Só devem ser encaminhados aos hospitais casos que realmente inspirem mais cuidados. Assim, garantimos o atendimento ágil e adequado a todos e, principalmente, a quem mais precisa.
Minha mensagem a todos é de tranquilidade e de confiança. O Sistema Único de Saúde está atento e preparado para a luta contra a nova gripe.

Muito obrigado.

Voltando ao tema do seminário, conforme a postura do Ministro, gerou a indignação do infectologista palestrante Dr. Luiz Alberto Marinho, que segundo ele, Temporão não foi feliz nas ações de seu Ministério que visa“Promover a saúde da população mediante a integração e a construção de parcerias com os órgãos federais, as unidades da Federação, os municípios, a iniciativa privada e a sociedade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para o exercício da cidadania”.












Ministro da Saúde: José Gomes Temporão(a direita)

Na segunda palestra a Drª Estela, coordenadora da Influenza no RN, falou de cuidados de proteção dos profissionais em contato com pacientes suspeitos, da implantação de uma unidade de referência para tratamento em cada Regional, sendo João Câmara sede de uma dessas unidades. E por fim, falou do uso indiscriminado do medicamento TAMIFLUR, que segundo a sanitarista, era incentivado publicamente pelo Ministério da Saúde e que deveria ser usado só para casos mais evoluídos da doença.













O repórter do blog Evanuel Ataliba também participou do seminário ocupando a Tribuna Livre da Câmara para fazer questionamentos e tirar dúvidas para esclarecimento da população.
Foto Woden Villar
Registramos a presença de alguns Profissionais de João Câmara/RN no seminário: Dr. Otton Max Barreto Aragão, Dr. Mesquita e Dr.Linhares que juntos aos demais medidos representantes dos 22 municípios presentes puderam tirar dúvidas e se reciclarem a respeito da epidemia.

Contatos para comunicação de casos suspeitos da Gripe: (084) 3232-2588 ou pelo e-mail: influenza@rn.gov.br / stellarsleal@hotmail.com

Fotos, texto e Edição: Evanuel Ataliba
04 Set 2009 10h33min

Nenhum comentário:

Pesquisar neste blog